terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Registrando Instantes

Já escrevi em algum lugar nesse blog que é difícil não se expor por aqui. Se criei um blog para ser original e escrever tudo o que vier a minha cabeça (ou quase tudo) não posso ter medo de expor-me. Mesmo que fosse um espaço para postar somente citações, já, com isso, diria muito de mim. Se escrevo subjetivamente, também fico exposto. A subjetividade é uma linguagem.

Esses dias cheguei a minha psicóloga e fiquei me lamentando por ter me exposto tanto em uma situação. Ela simplesmente disse: "E quem é que não se expõe? - Eu fico exposta muitas vezes!". No post 'Padrões' acho que deixo claro que esse medo de se expor é uma pressão posta pela sociedade sobre os indivíduos. Sempre tentamos 'parecer' algo mais bonito e perfeito, mas não existe perfeição. O eu-ideal é o que nos impede de aceitarmos quem realmente somos. Vivemos atrás da pessoa perfeita. Quando nos relacionamos, esquecemos que um relacionamento só se mantém se aceitarmos, também, os defeitos do próximo. Não digo que devemos aceitar incondicionalmente até o que nos prejudica, mas aceitar as imperfeições humanas em cada pessoa é regra.

Pensando sobre essas imperfeições humanas, volto a exposição proporcionada pelos espaços virtuais, onde por traz existe um ser humano que expressa o seu ser ali. Esse ser humano, não será só amor, só acerto, será também ódio, caos e muito erro a não ser que este não seja humano, a não ser que seja uma máquina programada pra dizer coisas boas e agradáveis. Isso não é vida. Vida também é dor, erro, e não há coisa melhor que desabafar isso. É ótimo ler um livro só de coisas boas e acontecimentos bons, mas acho meio 'conto-de-fadas', prefiro a realidade que é feita de coisas boas e ruins. Não é legal expressar também, apenas nossa negatividade. É preciso ter coragem para escrever. Coragem de expor o ser humano dentro de nós.  Acho que por isso somos a minoria. A grande maioria vive uma vida de fachada, tendo que criar uma vida secreta para expressar seu ser. É tudo um grande segredo.

Jamais ouvi falar de um grande escritor que não retratou sua alma em sua obra. Como escrever sobre algo que não se acredita? Escrevemos porque acreditamos. E principalmente, acreditamos no que sentimos.





Acho que escrevo pra um dia voltar a ler
Um registro de uma emoção, de uma idéia,
de sensações, sentimentos poderiam morrer.
Escrevendo, mantenho vivo meu espírito
Me eternizo em uma obra.
Posso escrever uma música, desenhar uma tela,
esculpir uma imagem, talhar na madeira uma idéia.
Posso escrever nos muros meus versos,
como o velho Gentileza.

"nós que passamos... apressados... pelas ruas da cidade... Merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza"

Nossa vida é curta demais.
O que escrevemos pode nos eternizar.




Inspirado em:
Deslizes Poéticos: Palavras Palabras Paroles por @RosamariaRoma

8 comentários:

  1. Cris

    Às vezes fico relutante em expor meus sentimentos quando escrevo. Mas tenho que vencer a minha timidez e expressar as dores e alegrias da alma mais vezes. A vida é sempre cheia de desafios e vencer esta timidez é um deles. Vou me espelhar em suas palavras e soltar mais minha voz na Blogosfera.

    Bjussss
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Cristian, é bom estar aqui refletindo com você sobre exposição de sentimentos, pensamentos e deixar que o mundo nos conheça, o que não é uma coisa tão fácil de fazer. Às vezes, nos escondemos atrás de algum personagem e falamos através dele para não deixar claro quem somos na realidade. Há ocasião em que queremos relatar vivências, mas por envolver outras pessoas, também não podemos expor os acontecimentos. Eu não poderia terminar sem mencionar o profeta "Gentileza" que foi transformado em mito pela maneira de ser e estar no mundo, o que nos impulsiona a um ato de coragem.
    E tem muito a pensar através desse post, mas vou finalizar deixando um grande abraço e um incentivo para que escreva cada vez mais e não tenha receio de se expor.

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  3. Se expor ou não se expor, eis a questão! Bem, acredito que temos que procurar a nossa autênticidade e espontâneidade em todos os níveis de nossas vidas. A escrita é um ato de coragem, ou seja, o escritor age pelo coração. Tudo que escrevemos nos revela. Da minha parte, minhas intenções na blogosfera é de passar a mensagem de conscientização, para uma humanidade melhor, conhecedora de si, de seus potenciais e de seus conflitos psicológicos limitantes. Ao escrever para os outros eu na verdade quero absorver cada palavra ali expressada, eu também quero sentí-las e vivenciá-las. Quanto a exposição de minha vida pessoal deixo para os mais próximos e íntimos. Mas admiro profundamente quem se desnuda. Bem, continue. E simplesmente Seja!
    Parabéns pelo Post, acho que resume bem nossos conflitos quanto a questão da exposição na escrita.
    Beijos, Cris!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!

    Como é bom ler você.
    Parece que suas palavras saem de dentro da minha alma.
    Me identifico em cada linha sua.

    Escrevemos porque precisamos explodir nossas emoções
    Acreditamos no poder das palavras
    Construímos castelos com elas, pros nossos sonhos habitá-los.
    Escrevemos por que enlaçamos atos e motivos.
    Escrevemos por que agimos por impulso.
    Escrevemos porque somos culpados
    Escrevemos porque somos felizes
    Escrever é a prova que nós, seres humanos, podemos fazer MAGIA.

    Um beijo moço!
    Fica bem ;)

    ResponderExcluir
  5. Se expor é inevitável, mas também arrisco dizer que é um perigo. Só quem já se expôs demais sabe o valor que tem a discrição...

    Beijos.

    @marinunes

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristian!

    Somos todos seres humanos, temos em nós yin-yang, o bem e o mal, a luz e a sombra! Ora nossos sentimentos estão exaltados e precisamos nos expor e ora estamos no reconhecimento do bem e nos acalmamos e aconchegamos! Até que com o tempo passamos a entender e aceitar tanto o bem quanto os revés da vida! É assim que desenvolvemos nossos potenciais, através do conhecimento entre os dois lados, distinguindo onde escolhemos pisar, seguir e viver no encontro do melhor dentro de si mesmo!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  7. "O que escrevemos pode nos eternizar"
    AMEI!

    Cris (se assim posso te chamar), a verdade é que a todo tempo estamos nos expondo...
    No passso que entramos 'nesse submundo', nos limítrofes da alma, temos consciência dos riscos que corremos em nos expor. Entretanto, como vc mesmo disse é necessário ter coragem de se expor dentro de si!

    Como é gostoso te Ler!=D
    Depois quero seu e-mail, para trocarmos umas idéias!=)

    Abração!

    ResponderExcluir